Comercial

Confira abaixo uma seleção de perguntas e respostas desenvolvidas para orientar os colaboradores da Alfa Transportes no atendimento de demandas do dia a dia, seguindo os procedimentos e padrões estabelecidos pela empresa.

Cotações

1) Porque aparece mensagem de erro ao solicitar desconto?

Verifique a mensagem que o sistema está retornando. Se a mensagem escrita é “Desconto não permitido”, podem ter dois fatores influenciando:

  1. O valor que você está solicitando é menor do que a soma dos valores das taxas mínimas (TAD, pedágio, GRIS, TDE, TDA, TZR, TPF, TRT e impostos), logo, não conseguimos chegar no valor solicitado;
  2. A cotação já foi salva com algum desconto em relação ao valor do cliente, logo, você precisará “alterar valores” e salvar com o valor do cliente, para após poder solicitar o desconto.

 Se a mensagem escrita é “O desconto solicitado não pode ser gravado, pois a margem está abaixo do mínimo definido pela direção”, significa que a margem prevista para esse valor solicitado ficará abaixo da autonomia atual de aprovações.

Contate seu regional para que ele possa avaliar a proposta, qual ele poderá manter o valor e solicitar o desconto pelo seu login ou sugerir um novo valor de acordo com a lucratividade requerida.

2) Como consultar se a cotação foi rejeitada ou apenas ainda não foi analisada?

Ao consultar a cotação no menu “cotações”, dê dois cliques em cima no número da cotação. Role a tela para baixo e dê dois cliques na opção “Solicitações de desconto”. Lá é possível avaliar se está pendente ou rejeitada (caso seja, é possível verificar o motivo)

3) Posso validar uma cotação já utilizada em um CTE que foi cancelado?

Não. Se a cotação já foi atrelada à um CTE, mesmo que ele tenha sido cancelado, o sistema não permite a revalidação da mesma. É necessário refazer a cotação e caso tenha sido aplicado desconto, realizar uma nova solicitação para alteração do valor.

4) Posso solicitar a alteração da validade de uma cotação?

Desde que a cotação não tenha mais de 30 dias da sua realização, a margem do desconto aplicado (caso seja) esteja dentro da atual margem e/ou não sejam valores anteriores a data de reajuste é possível.
Basta contatar o contato do Teams: (https://teams.live.com/l/invite/FAA5XCoYe1kXilkjgE) encaminhando o número da cotação e o motivo da solicitação.

5) Porque uma cotação não está aparecendo na emissão?

Pode ser por um ou mais dados que não estão corretos.

Avalie se na emissão está puxando corretamente os seguintes dados:

  • Se a cotação está dentro do prazo de vencimento;
  • Expedidor, Recebedor, Remetente, Destinatário;
  • Tomador do frete;
  • Se está ou não está sendo informado local de entrega;
  • Valor de NF, peso e cubagem;
  • Se na emissão está puxando automático como produto químico e na cotação não foi informado ou vice e versa;

 Sugestão: Coloque a cotação ao lado da emissão e ao ir passando as etapas, realize as conferências.

6) Se alterar os dados de uma cotação que contém desconto, preciso solicitar novamente a alteração para o valor negociado?

Sim. Toda alteração de cotação implica no recálculo total do valor do frete, desta forma, ao salvar a alteração, o sistema não compreenderá um valor “proporcional” de desconto. Se não houver a solicitação de uma nova alteração de desconto a cotação permanecerá no valor do cliente.

Área Restrita

1)Como solicitar usuário de uma agência ou filial na área restrita?

Cada usuário da Alfa deverá ir na área restrita do site, acessar o menu “não sou cadastrado” (https://arearestrita.alfatransportes.com.br/cadastre-se/) e se cadastrar com o CNPJ da sua unidade (Agências se cadastram com o CNPJ da agência e filiais com o CNPJ da Filial). Lembre-se de salvar o login e senha que você se cadastrou. Após isso, será enviado um link para o e-mail informado, para que o login seja validado.

2) Como liberar a função agência e acompanhamento de entrega?

Você precisará já ter feito o seu cadastro no site e validado seu e-mail. Após isso encaminhe seu login para o comercial da matriz para liberação da função como agência/filial e acompanhamento de entregas.

3) Um CNPJ poderá ter vários logins para acesso?

Sim. Nosso sistema não tem bloqueio para não aceitar mais de um login por CNPJ.

O único bloqueio que possuí é que um e-mail só pode ter um login.

4)Um único login de cliente poderá ter acesso à mais de um CNPJ?

Sim. Atualmente nosso sistema já libera automaticamente todos os CNPJs da raiz do CNPJ utilizado para cadastro. Caso necessite de acesso à um CNPJ de raiz diferente do cadastro, basta a unidade responsável passar para o comercial da matriz o login atual e quais CNPJs de raiz diferente querem adicionar.