PERGUNTAS FREQUENTES

Como faço para rastrear uma mercadoria?

Para rastrear a sua mercadoria, basta informar o número do CNPJ do emissor, selecionar a opção “Remetente”, informar o número da nota fiscal, e clicar no botão amarelo no canto direto do cabeçalho de nosso site. Para rastrear sua mercadoria clique aqui.

Minha mercadoria está atrasada e preciso de ajuda!

Se você precisar de ajuda devido ao atraso de uma mercadoria, basta clicar na opção “Atendimento online” no canto inferior direito da página, e nos chame no chat que estaremos iniciando o seu atendimento para lhe auxiliar. 

A Alfa transporta sem Nota Fiscal?

De maneira geral, é obrigatório que haja documentação para o transporte de mercadorias, sendo a Nota Fiscal o documento mais comum. No entanto, há uma exceção para clientes isentos que possuem autorização da Receita Estadual: eles podem substituir a Nota Fiscal por uma Declaração para o Transporte. Sem essa documentação, o transporte não pode ser realizado.

A Alfa Transportes cobra valores financeiros para novos agregados?

Não, a Alfa Transportes não cobra valores financeiros de novos agregados. Se receber qualquer contato, de qualquer pessoa solicitando pagamento para instalação de rastreadores ou qualquer outro item, DENUNCIE!

Quais são os perfis de carga que a Alfa Transportes trabalha?

A Alfa Transportes trabalha com cargas fracionadas, carga lotação e produtos químicos (com exceção de explosivos radioativos). Para mais informações sobre perfis de carga clique aqui.

Por que o entregador não sobe escadas?

Nossos entregadores têm a normativa de não adentrar a residência de nossos clientes. No caso dos condomínios, a Alfa Transportes respeita a privacidade dos demais moradores, disponibilizando as mercadorias nas baias de entrega, ou na recepção do prédio.

Como posso contatar a unidade mais próxima?

Em nosso site, disponibilizamos o menu “Unidades” o qual pode ser acessado clicando aqui. Nessa página, basta clicar no seu estado, e selecionar sua cidade no painel direito, que logo abaixo serão mostradas as informações de contato da unidade desejada.

Por que não informam o telefone do motorista?

Para assegurar o cumprimento das leis de trânsito, nós não disponibilizamos o telefone de nossos motoristas para nossos clientes.

Como faço para enviar um currículo?

Nossas vagas de trabalho são disponibilizadas em nosso site. Para acessar a página clique aqui.

Qual é a diferença entre frete CIF e FOB?

CIF e FOB são termos usados para definir quem é responsável pelos custos e riscos do transporte de mercadorias.

  • CIF (Cost, Insurance and Freight, ou Custo, Seguro e Frete em português) significa que o vendedor ou embarcador da carga é responsável pelo custo do frete até a entrega ao cliente;
  • FOB (Free On Board, ou Livre a Bordo em tradução literal) indica que o vendedor das mercadorias é responsável por elas até o momento em que são coletadas ou redespachadas. A partir daí, a responsabilidade sobre o custo do transporte fica por conta do destinatário.

Esses termos fazem parte das Incoterms (International Commercial Terms), um conjunto de regras comerciais internacionais criadas para facilitar os contratos de compra e venda de produtos entre instituições de diferentes países.

O que é CTE?

O CT-e, ou Conhecimento de Transporte Eletrônico, é um documento fiscal obrigatório no Brasil para regularizar as operações logísticas. Ele é emitido pelas transportadoras de carga para documentar a prestação do serviço de transporte de cargas, seja entre municípios ou entre estados. O CT-e é válido em todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal. Ele é emitido e armazenado digitalmente, substituindo alguns documentos fiscais que antes eram utilizados na forma de papéis impressos.

A Alfa Transportes faz mudanças?

Não, mudanças não fazem parte do perfil de carga transportado pela Alfa Transportes.

O que é cubagem? Como calcular?

A cubagem é a relação entre o peso e o volume da carga a ser transportada. Ela é usada para otimizar a capacidade de carga de caminhões e veículos de transporte em geral, oferecendo o valor da relação entre o peso total e volume de mercadorias que serão inseridas para transporte no veículo desejado. A formula da cubagem é: Altura x largura x profundidade x fator de cubagem de acordo com o modal do transporte.

Qual é a região de atendimento da Alfa Transportes?

A Alfa Transportes atende todos os estados das regiões Sul e Sudeste, os estados de Goiás, Distrito Federal e parcialmente o estado do Mato Grosso do Sul. A Alfa Transportes não atende os estados das regiões Norte e Nordeste, e também não faz transporte internacional de cargas na América do Sul. Para saber mais clique aqui.