Nesta segunda-feira 23/11 aconteceu na Alfa Transportes em parceria com a Uniarp a palestra sobre a conscientização da campanha sobre o novembro azul onde foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. 

Aqui na Alfa Transportes esse assunto é levado a sério, a saúde dos colaboradores assim como orientações são sempre praticadas em nossos informativos. 

A campanha é realizada por meio de ações que objetivam promover uma mudança nos hábitos masculinos, mostrando a importância da realização de consultas e de exames de rotina, quebrando alguns preconceitos a respeito da realização de determinados exames e estimulando os homens a manterem uma rotina que promova a saúde e bem-estar.

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e causa de morte entre 28,6% da população masculina. No Brasil um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e sua principal função é produzir o esperma. 

Na fase inicial não apresenta sintomas e quando alguns sintomas começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada dificultando a cura em que os sintomas são:

  • Dor óssea;
  • Dores ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Alguns dos principais fatores de risco são histórico familiar, raça onde homens negros tem mais incidência e obesidade.

A prevenção é  a única forma de garantir a cura para diagnóstico precoce. Mesmo com ausência de sintomas homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 sem estes fatores devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal.

Recebe nossas novidades

Recebe nossas novidades

Tudo sobre o mundo do transporte no seu e-mail.

Obrigado por se inscrever