O que é psicoterapia?

Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é a psicoterapia e quais são seus principais aspectos…

A psicoterapia é um recurso com base científica na atividade psicológica que, com apoio de um profissional capacitado, tem como finalidade alcançar transformações que reflitam no aumento do bem-estar e equilíbrio psicológico. Um dos principais instrumentos utilizados nessa dinâmica é a fala, pois é a partir dela que o paciente conseguirá se expressar.

Mas e a psicoterapia online, o que é? E como funciona?

É possível conversar com psicoterapeuta através de uma tela de computador ou celular? Como assim?

É muito importante pensarmos que EXATAMENTE TUDO hoje em dia gira em torno da tecnologia. Nós, seres humanos, estamos e vivemos em constante contato com essa realidade virtual. E a psicologia também chegou ate ai! Como? Através da psicoterapia online.

Existem diversas e incontáveis maneiras de se fazer psicoterapia online, porém, há um fator comum e extremamente importante nessa diversidade: a importância do uso de plataformas seguras, onde toda e qualquer informação seja completamente confidencial, prezando o sigilo.

E Ah! A psicoterapia online é uma prática regulamentada pelo conselho federal de psicologia, viu?

No Brasil a tele psicologia é regulada pela Resolução N 11/2018 do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Nesta resolução estão previstos os serviços de atendimento e consultas psicológicas, em tempo real ou não; seleção de pessoal; avaliação psicológica e supervisão profissional entre psicólogos” (Feijó & Serralta, 2020).

A psicoterapia online não surgiu com o objetivo de substituir a psicoterapia presencial, pelo contrário, ela veio agregar. Principalmente por nos depararmos com rotinas corridas, distâncias geográficas significativas, deslocamentos de pessoas e além é claro, da realidade pandêmica que nos encontramos atualmente, a psicoterapia online vem como uma grande aliada em busca do fortalecimento da saúde mental.

Portanto, da mesma forma que na psicoterapia presencial, durante o processo psicoterapêutico online você poderá expor o que sente; suas principais queixas e o que achar relevante ser dito. E psicólogo, do outro lado da tela, vai te escutar e através de um trabalho em conjunto (você e ele) vai encontrar as razões das suas queixas. Sendo assim, a terapia online é muito importante e muito pertinente nos dias de hoje. A tela não é uma barreira para o vínculo, ela não está ali afastando os envolvidos, pelo contrário, está te aproximando, está ao seu favor.

E quem pode ser atendido nesta modalidade?

Crianças, adolescentes e adultos. EBA!

Porém, no caso de crianças menores de idade, deve haver formalização de um consentimento de, pelo menos, um dos responsáveis legais e uma análise da praticabilidade técnica no contexto da criança, pelo profissional.

Para grupos em situação de urgência e emergência (violação de direitos ou violência) essa opção de prática não é indicada.

E quais são os pontos positivos do atendimento psicológico online?

  • Comodidade, uma vez que, as sessões podem ser realizadas de qualquer lugar do mundo, basta ter o acesso à internet;

  • Redução de gastos no tempo, nos custos e na exaustão com o transporte, deslocamento, estacionamento e combustível;

  • Maior versatilidade com os horários;

  • Atendimento facilitado a pessoas com alguma dificuldade física ou mobilidade;

  • Facilidade nos atendimentos a pessoas que não podem se ausentar de suas tarefas por um tempo muito longo.

Mas então, como devo me preparar para a terapia online?

  • Procure estar em um ambiente confortável para você, silencioso e privado – para que o sigilo da sessão sempre seja mantido;

  • Confira a conexão com a internet;

  • Teste seus dispositivos com antecedência, como microfone e câmera;

  • Utilize microfone;

  • Entrar na plataforma com alguns minutos de antecedência, isso previne possíveis intercorrências.

Por fim, considerem isso como um convite para conhecer a psicoterapia online. Que esse seja um primeiro passo para lidar com suas questões e a partir disto, viver melhor. Faça terapia e cuide da sua saúde mental!

Recebe nossas novidades

Recebe nossas novidades

Tudo sobre o mundo do transporte no seu e-mail.

Obrigado por se inscrever