O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva de veículos automotores é um conjunto de procedimentos realizados regularmente para garantir o bom funcionamento do veículo, aumentar sua vida útil e prevenir falhas ou acidentes.

Pneus

Alguns pneus são feitos para durar até 20 mil quilômetros, porém, essa métrica pode variar conforme o uso. Com o passar do tempo, o pneu acaba perdendo as ranhuras devido ao atrito causado com o solo, o que acaba deixando o veículo mais instável em dias de chuva, correndo o risco do automóvel sofrer com os efeitos da “aquaplanagem”, que é o fenômeno que ocorre devido à falta de contato com o asfalto por conta do excesso de água na pista. Portanto, é vital realizar a troca dos pneus de acordo com seu tipo de veículo, para evitar acidentes. Lembre-se de conferir a pressão dos pneus, incluindo o estepe.

Fluídos

Outro componente vital a ser verificado são os fluidos. Muitos lembram apenas do óleo do motor, mas é fundamental aferir se os fluidos de freio, de câmbio e de arrefecimento estão nos níveis corretos, pois a ausência desses itens pode comprometer o desempenho do veículo. Outro fluido que muitos esquecem é o do limpador de para-brisas, pois, a depender da estrada, ele pode ser fundamental para que o motorista mantenha a visibilidade da pista.

Faróis

 Os faróis são fundamentais para a direção noturna, entretanto, é preciso estar atento também às lanternas traseiras, tais como: luzes de freio, pisca-pisca, luz de ré, lanternas, iluminação da placa e farol de neblina traseiro. Já na parte da frente, verifique sempre se a meia luz, faróis de neblina, luz baixa e alta estão funcionando corretamente. Lembre-se, no Brasil, é obrigatório o uso da luz baixa durante o dia nas rodovias caso seu carro não possua DRL (Farol de Rodagem Diurna).

Limpadores de para-brisas

Manter os limpadores de para-brisas em dia é fundamental, mas sempre lembramos deles apenas nos dias de chuva, portanto, faça o checkup deste item, pois você poderá perder até 50% da visibilidade durante uma tempestade noturna na estrada, pondo em risco a sua vida e das pessoas que estejam com você. E lembre-se de trocar a palheta traseira também caso seu carro conte com esse adicional.

Kit de emergência

Não esqueça de conferir o estado do macaco hidráulico, chave de roda, estepe e triângulo de sinalização. São itens úteis em caso de substituição de um pneu furado. Outra dica é sempre ter uma lanterna com pilhas carregadas, ou uma lâmpada 12 volts com o equipamento de extensão que possa ser utilizada diretamente na bateria do carro, caso precise fazer a substituição de um pneu no período da noite. Lembre-se de ligar o pisca alerta em caso de emergência, e pare somente fora da pista.

E o mais importante:

Respeite as leis de trânsito! Ande dentro do limite de velocidade estabelecido na via, dê preferência aos pedestres, não faça ultrapassagens em local proibido, e se beber, NÃO DIRIJA.

 

Desta forma todos podemos contribuir para um trânsito mais seguro!

 

Créditos das imagens: Pixabay

Recebe nossas novidades

Recebe nossas novidades

Tudo sobre o mundo do transporte no seu e-mail.

Obrigado por se inscrever