Transportes-Fracionado-de-cargas-alfa-transportes

O transporte fracionado de carga é uma modalidade logística que permite o envio de pequenos volumes de carga, em vez de carregar caminhões ou containers inteiros. Essa modalidade é indicada para empresas que precisam enviar cargas menores, em geral, de 50 kg a 2 toneladas, e não têm volume suficiente para preencher um caminhão ou container.

O transporte fracionado é uma alternativa ao transporte completo, também conhecido como carga fechada. Nesse tipo de transporte, a empresa contrata um caminhão ou container inteiro, o que nem sempre é viável, especialmente para pequenas e médias empresas.

Ao optar pelo transporte fracionado de carga, as empresas têm uma série de vantagens, como redução de custos, maior eficiência e agilidade na entrega, além de maior flexibilidade na escolha dos horários de coleta e entrega.

Uma das principais vantagens do transporte fracionado é a possibilidade de compartilhar o espaço no caminhão com outras cargas, o que reduz o custo de frete. Isso porque o transporte fracionado é cobrado por peso e volume, ou seja, quanto maior a carga, maior o preço.

Outra vantagem é a agilidade na entrega, já que a empresa não precisa esperar até que sua carga esteja completa para enviar ao destino final. Com o transporte fracionado, a coleta pode ser agendada com antecedência e a entrega pode ser feita de forma mais rápida e eficiente.

Além disso, o transporte fracionado oferece maior flexibilidade na escolha dos horários de coleta e entrega. A empresa pode agendar o transporte de acordo com sua disponibilidade, sem precisar se preocupar em ter uma carga completa para enviar.

No entanto, o transporte fracionado também pode apresentar alguns desafios. Um dos principais é a necessidade de uma boa gestão logística para garantir que as cargas sejam entregues no prazo e em boas condições. Isso exige uma equipe especializada em logística e tecnologia para monitorar o processo de transporte.

Outro desafio é a possibilidade de avarias e extravios de cargas. Por isso, é importante escolher uma transportadora confiável e com experiência em transporte fracionado.

Para garantir um transporte fracionado de qualidade, é fundamental escolher uma transportadora que ofereça serviços personalizados, como coleta e entrega em horários específicos, rastreamento em tempo real, embalagem e armazenamento adequado da carga.

Além disso, é importante verificar se a transportadora possui frota própria e equipamentos adequados para o transporte de cargas fracionadas, como caminhões baú, carrocerias abertas e equipamentos de amarração e segurança.

A escolha da embalagem também é importante no transporte fracionado. É preciso escolher uma embalagem resistente e que proteja a carga durante todo o processo de transporte, desde a coleta até a entrega.

Outro fator importante é a escolha da rota de transporte. É preciso escolher a rota mais eficiente e segura para o transporte da carga, levando em consideração as condições das estradas, o tráfego e as condições climáticas.

O transporte fracionado é uma modalidade logística cada vez mais utilizada pelas empresas, principalmente as pequenas e médias. 

Atualmente a Alfa Transportes atua em 100% das regiões sul, sudeste e também os estados de Goiás, Distrito Federal e parcialmente o Mato Grosso do Sul.

Recebe nossas novidades

Recebe nossas novidades

Tudo sobre o mundo do transporte no seu e-mail.

Obrigado por se inscrever