O ciclo Plan-Do-Check-Act fornece um processo iterativo utilizado pelas organizações para alcançar a melhoria contínua.
O PDCA pode ser aplicado a um sistema de gestão ambiental e a cada um dos seus elementos individuais, como brevemente descrito a seguir.
Plan (planejar): estabelecer os objetivos ambientais e os processos necessários para entregar resultados de acordo com a política ambiental da organização.
Do (fazer): implementar os processos conforme planejado.
Check (checar): monitorar e medir os processos em relação à política ambiental, incluindo seus compromissos, objetivos ambientais e critérios operacionais, e reportar os resultados.
Act (agir): tomar ações para melhoria contínua.
O intuito é que com o auxílio do ciclo PDCA uma organização busque aumentar seu desempenho ambiental, contribuindo para para um meio ambiente mais sustentável e sem desperdício de recursos.
Sempre é possível melhorar um serviço ou processo, sabendo disso ao identificarmos uma causa ou problema existente, é possível trabalhar para que a empresa se torne mais eficaz, competitiva e ágil em suas atividades.
Ao elaborar processos mais eficazes, reduzimos o retrabalho, custos, e até mesmo o comprometimento no desempenho dos funcionários da organização aumenta a performance.